300425.jpg

 

SINTICOM - SINDICATO DOS TRABALHADORES DA  INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL LEVE E PESADA DE INFRAESTRUTURA EM ENGENHARIA, MONTAGEM E MANUTENÇÃO, OLARIA, CERÂMICA, MOBILIÁRIO, MÁRMORE E GRANITO DE SÃO GONÇALO, ITABORAÍ E REGIÃO.  

BASE TERRITORIAL:

São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Saquarema, Rio Bonito, Silva Jardim, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Tanguá.

3ª SEGUNDA-FEIRA DE OUTUBRO


Dia de Confraternização dos Trabalhadores dos Setores da Construção Base Sinticom

 

7 COMPROMISSOS SINTICOM


3º DEFESA INTRANSIGENTE DOS DIREITOS LEGAIS DOS TRABALHADORES DOS  SETORES  NENHUM DIREITO A MENOS

A reforma trabalhista de 2017, do  ilegítimo Michel Temer (MDB-SP), que prometeu a criação de 6 milhões de empregos, só aumentou o desemprego que hoje está na casa de 11 milhões, além dos milhões de desalentados e sem carteira assinada. 


A reforma tenta ainda enfraquecer os sindicatos brasileiros, mas acordos coletivos em que os trabalhadores conseguem manter ou melhorar sua condição de trabalho, têm sido conquistados com uma forte atuação sindical. A nossa luta constante têm sido para que nenhum direito trabalhista seja subtraído dos trabalhadores.


A importância de se sindicalizar.


Os dirigentes fazem as negociações de convenções e acordos coletivos, fiscalizam e negociam as condições de trabalho. É o sindicato que negocia o piso da categoria, o reajuste salarial, as condições de trabalho, o valor dos vales-refeição e alimentação etc


Tudo isso faz parte das negociações que são feitas em defesa dos trabalhadores, além das lutas gerais na defesa das leis que garantem os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Soma-se isso a um ponto muito importante para o trabalhador que é sua defesa jurídica. É o sindicato que presta esse tipo de assessoria. Ele faz a homologação, confere se as rescisões de contrato estão corretas; orienta os direitos do trabalhador, como fazer ações; suas obrigações e deveres.


(Presidente Manoel Vaz (Manoelzinho)