Início | Notícias | História | Benefícios | jurídico | Informe Geral | Departamentos | Fotos | Vídeos | Guia Sindical | Guia Assistencial | Publicações

História

O Sindicato

Através de um posicionamento firme e visando o fortalecimento da categoria, a nova administração já conquistou vitórias significativas para os trabalhadores da construção civil, do mobiliário, do mármore e granito, da cerâmica e olaria. Entre eles, o direito a cesta básica, o vale refeição, o seguro de vida e aumento salarial. Direitos simples, mas que eram negados até pouco tempo.

Defendendo também os profissionais de Rio Bonito, Silva Jardim, Maricá, Araruama, Saquarema, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, a atual presidência do Sinticom trocou o confronto pela negociação, mudando apenas as estratégias de suas defesas.

E para continuar conquistando novos avanços trabalhistas, Manoelzinho está sempre presente nos encontros onde prefeitos, vereadores e deputados discutem projetos que podem influenciar a sua categoria. Atitude elogiada por todos.

O sindicato organiza assembleias coletivas para discutir junto aos trabalhadores, as decisões que são defendidas por Manoelzinho, quando senta à mesa de negociações. No Sinticom, o trabalhador fica por dentro das regras e mecanismos do sindicalismo, além de conhecer a estrutura da entidade que o representa.

Preocupados com o bem-estar de seus associados, o presidente e sua equipe visitam canteiros de obras para escutar as reivindicações dos trabalhadores e fiscalizar o cumprimento das convenções coletivas de trabalho. Se há denúncias e impasses dos patrões, o sindicato exige soluções e, se preciso, faz até greve.

Diariamente, o grupo verifica se as horas de trabalho estão sendo exigidas corretamente, se há fornecimento de alimentação, como andam condições de higiene, conforto e segurança, assim como também examinam os equipamentos de trabalho para que não ocorram acidentes. Com a mobilização dos trabalhadores, os patrões começaram a enxergar a classe com outros olhos e a respeitá-la.

É prioridade para o SINTICOM colocar à disposição do associado um programa de benefícios para facilitar a vida não só dos trabalhadores como também de sua família. A nossa entidade conta com uma assessoria jurídica que presta serviços ao sindicato e também defende as causas dos trabalhadores. Acompanha as questões na justiça do trabalho, além de instruir nos debates das convenções coletivas.

O trabalhador e sua família também podem contar com o núcleo de atendimento médico do Sindicato. Funcionando a todo vapor, em benefício dos associados, a entidade oferece serviços odontológico e atendimentos ginecológicos, de clínico-geral e pediatra.

Manoelzinho trabalha para melhorar ainda mais a infra-estrutura ambulatorial e oferecer aos profissionais um maior número de especialidades médicas. Ele acredita que, unindo esforços, conseguirá manter funcionando e com qualidade, postos de atendimento nos municípios de São Gonçalo e Itaboraí.

Ordem cronológica do Sindicato

  • Em 28 de abril de 1942 Carta de Requerimento Sindicato dos Operários em Construção Civil de São Gonçalo, com representante da categoria profissional dos trabalhadores na Indústria da Construção Civil com base territorial no município de São Gonçalo - RJ, Assina a presente carta o Ministro do Trabalho Alexandre Marcondes Filho. Processo nº. 18.444 de 1942, a presente carta fica registrada no livro 08 fls. 75 em 20 de abril de 1942.
  • Em 28 de junho de 1946, tivemos a extensão da base territorial aos municípios de ITABORAÍ, RIO BONITO e MARICÁ, no estado do Rio de Janeiro, conjuntamente com a ampliação do respectivo âmbito de representação que passará a compreender, também, as categorias profissionais dos trabalhadores na Indústria da Cerâmica para Construção devendo adotar a seguinte denominação: SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DE CERÂMICA PARA CONTRUÇÃO DE SÃO GONÇALO, Ministro do Trabalho, Octacílio Negrão de Lima.
  • Em 22 de junho de 1988, através do processo nº. 2437402324/84 apostilha-se a extensão de base territorial do Sindicato os municípios de Silva Jardim, Araruama, Saquarema, Cabo Frio e São Pedro D'Aldeia.
  • Em 28 de dezembro de 1979, através do Mtb 300.861.76 foi estendido a representação do Sindicato, a todas as categorias profissionais integrantes do 3º Grupo de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Plano da CNTI com exceção apenas da categoria - Trabalhadores nas Indústrias de Cimento, Cal e Gesso. Foi expedida em 2ª via a carta de reconhecimento que foi outorgada em 28 de abril de 1942. Assinou o Ministro do Trabalho, Murillo Macedo. De 28 de abril de 1942 até 1º de outubro de 1978, a sede funcionou a Rua Floriano Peixoto nº. 1287 - Neves - São Gonçalo.
  • Em 20 de outubro de 1978 foi inaugurada a sede a Avenida Presidente Kennedy nº. 217, prédio adquirido pela FETICOM-RJ, com a presença do Delegado do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro Dr. Luiz Carlos de Brito, sendo Mtb Arnaldo Prieto. O Sindicato (SIC) foi fundado por Trabalhadores de Cerâmica do Rosa, no bairro Portão do Rosa em São Gonçalo. Tendo na Galeria de Presidentes (SIC) os Senhores:
    • Antônio de Almeida Antônio
    • Carlos Coutinho Rodrigues
    • Waldemar Saldanha
    • Antônio Carlos Martins
    • Manoel Borges
  • Em Com o lema ADMINISTRAÇÃO TRANSPARENTE E PARTICIPATIVA, atual Diretoria tem na sua presidência o companheiro
    MANOEL VAZ DE LIMA.
  • Bases do sindicato

    Sede São Gonçalo 04 de julho de 1978 - Conforme Escritura no Cartório do 6º Ofício de São Gonçalo - Livro 124, Folha 140/140Vº - Registro do Imóvel nº. 9.286, página 235 - R. 15.637, folhas 237 L. 215 em 19 de julho de 1978.

    Sub-sede Itaboraí - 31 de outubro de 1983 - Conforme Escritura do Cartório do 2º Ofício de Itaboraí, Ato 47 Livro 290.

    Terreno Maricá - 26 de dezembro de 1985 - Conforme Escritura do Cartório do 2º Ofício de Marica, Livro nº. 202, Escritura 72, Folhas 143/144Vº.

TV Sinticom SG

Contibuições

Clique para emitir sua contribuição




Convênio UNIMED

Convênios

Cartilhas Sinticom

Sedes do sindicato

Sede São Gonçalo (Matriz)
Av. Presidente Kennedy, 217 - Centro
(21) 2712-5020 / 2712-5735
(21) 4063-6502
Sede Itaboraí (Subsede)
Av. Dr. Macedo, 04 - Centro
(21) 2639-0484
Sede Cabo Frio (Subsede)
Av. Julia Kubitschek, 39 Sobreloja 07 - Parque Riviera
(22) 2647-5635


SINTICOM - SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E PESADA, MONTAGEM E MANUTENÇÃO INDÚSTRIAL, OLARIA, CERÂMICA, MOBILIÁRIO, MÁRMORE E GRANITO DE SÃO GONÇALO, ITABORAÍ E REGIÃO